Como mudar crença limitante

Tempo de leitura: 24 minutos

Como mudar crença limitante? Tudo começa com a expansão da consciência.

O que todos nós queremos saber é como mudar crenças limitantes para viver alegre feliz e prospero. O primeiro passo é entender o que é uma crença limitante e como mudá-la. Então fique comigo até o final que ire te explicar como mudar o que impede sua prosperidade e alegria de viver. Você vai descobrir como mudar crenças limitantes.

Acima de tudo nossa mente é composta de valores e crenças. Uma crença limitante é tudo aquilo em que se acredita ser totalmente verdade, ainda que outras pessoas não concordem ou acreditem.. Portanto é fundamental entender como mudar uma crença limitante.

Como mudar crenças limitantes
Clube do Assinante Terapia da Riqueza
 

Dificilmente alguém muda algum valor próprio, mas as crenças comandam a nossa vida. Vivemos, de certa forma, segundo nossos princípios, mas completamente guiados pelas crenças que alimentamos.Como mudar crenças limitantes

Vamos pensar em quais crenças limitantes podem estar criando um vida financeira desafiadora. Ou seja, se você esta com dificuldades com dinheiro é porque tem alguma crença limitante.

O dinheiro é a recompensa daquilo que você entrega: do serviço que você presta, enfim, do seu trabalho. Então, talvez a crença para a qual se precise olhar seja:

Será que…

  • Eu estou entregando o meu melhor trabalho?
  • Realmente estudando, me aprofundando, querendo ser melhor naquilo que faço, atendendo meu cliente da melhor forma?
  • Estou cuidando de melhorar a minha vida ou estou mais preocupado com a vida do outro, meu concorrente?

Como mudar uma crença limitante

Nem mesmo existem concorrentes!

Logo essa ideia de concorrência também é uma crença de escassez, pois, a partir do momento em que você tem uma crença e só foca nela, com medo de perder algo, acaba se impondo uma energia de medo. Já se você tenta ser melhor, crescer e contribuir à vida das pessoas, você sai dessa crença. Então você é pago, recompensado pelo melhor trabalho que você fez e/ou faz.

Atualmente, é fácil ver muita gente precisando focar no trabalho. No entanto, em vez de procurar melhorar, a maioria fica focada no ego, na insatisfação, nos momentos de desespero e angústias, e isso geralmente se dá por falta de alimento para a mente.

Em outras palavras a mente se fortalece através das  crenças. Elas nos governam, e nos levam a caminhos que muitas vezes não foram os que escolhemos. Então como mudar crenças limitantes? Seguimos adiante e logo você irá descobrir

Crenças limitantes vêm de onde?

Vamos aprofundar esse assunto, para entender melhor essa questão de como mudar crenças limitantes. Elas normalmente vêm de pensamentos e opiniões de outras pessoas, e talvez nem o percebamos conscientemente, pois não é habitual nem mesmo nos darmos conta da presença de muitas delas, muito menos nos questionarmos de onde vêm. Portanto você simplesmente acreditou e ponto final. A mente subconsciente aceita tudo como verdade, então o alimento o qual é fornecido para a mente irá criar crenças sobre o que é a realidade. Lembrando de que a realidade não é a realidade, e sim fruto das imagens mentais que mantemos em nossas mentes.

Alguns exemplo de crenças limitantes, de algo em que se acredita pura e simplesmente:

  • Eu tenho que trabalhar muito duro para ganhar dinheiro.
  • Tenho que lutar para sobreviver.
  • Preciso lutar pelo meu sustento.
  • A vida é uma luta.

Como mudar crença limitante

Logo todas essas ideias são crenças, frases que provavelmente alguém disse perto de você e você nem ao menos se questionou o porquê de ter acreditado. Afinal, se a vida é uma luta, você já parou para avaliar quem foi que disse isso? Essa pessoa tem alguma credibilidade ou autoridade para afirmar algo assim? Por não ter o hábito de fazer esse tipo de questionamento, você internaliza a ideia de que a vida é uma luta, pura e simplesmente pelo hábito de repetição. Portanto a mente assume o controle de suas ações e passa a comandar tudo o que sente e faz.

Toda crença, em si, é autorrealizável, pois tudo aquilo em que você acredita fortemente, vai se realizar.

E a vida por acaso não é uma luta?

Bom… isso depende do seu ponto de vista!

Se você:

  • ama o que você faz;
  • é feliz consigo mesmo;
  • está satisfeito consigo mesmo e com a vida que tem;
  • grato pela sua vida…

… neste caso, você jamais vai acreditar que a vida é uma luta! Pelo contrário, vai dizer que a sua vida é uma benção, uma alegria.

Como mudar crença limitante

Tudo aquilo que sai da sua boca – todos os seus medos, sentimentos e aquilo que você profetiza – vai se realizar. Logo, é preciso ter cuidado com as crenças. Todavia tudo aquilo que você comunica, sente, e que se transforma em ação, é crença e, portanto, autorrealizável.

  • Uma crença limitantes é uma das coisas que mais impedem as pessoas de ganhar dinheiro, prosperar em suas vidas e ser abundantes;
  • As crenças principais a serem estudadas – antes mesmo das crenças do dinheiro – são as crenças de identidade, capacidade e merecimento.

No entanto, crenças de identidade é que determinaram suas ações em relação a todas as suas ações. Um dia disseram para você que não era bom o suficiente e você acreditou. Logo tudo em que a mente acredita torna-se uma crença.

Como mudar crenças limitantes

Por exemplo,um dia criticaram você e você também acreditou como verdade o ponto de vista do outro referente a você, mas esqueceu de acreditar em seu ponto de vista em relação a você mesmo. Contaram-te historias sobre a sua personalidade e você também acreditou. Portanto a mudança esta em você e não fora.

Agora vou apresentar para você algo que me ajudou muito a despertar a minha consciência, claro jamais fique apenas nesse aprendizado vá além.

Como mudar crença limitante

Existe uma pirâmide que envolve o SER, o FAZER e o TER, nesta exata ordem, e a crença na identidade – sentir-se bom naquilo que faz, sentir-se feliz. A maioria das pessoas vive essa pirâmide invertida, ou seja, com base no TER primeiro:

-Se eu TIVER dinheiro, serei feliz.

– Quando eu TIVER estabilidade, segurança financeira, vou poder FAZER um curso.

Logo é isso que atrapalha a vida das pessoas. É preciso viver o SER primeiro.

Você É primeiro, depois você FAZ. E quando você faz, as coisas acontecem. Não tem que esperar ter dinheiro para fazer as coisas. Você tem que entrar em ação!

O problema é que algumas pessoas ficam presas ao TER, e não vivem o SER e o FAZER. É a crença de incapacidade: elas não se sentem capazes de realizar algo em suas vidas, de dar um passo maior. Então, antes de trabalhar as crenças sobre o dinheiro, você precisa trabalhar em si essa pirâmide.

Então de nada adianta você apenas ler este texto, mas não fazer os exercícios para seu próprio crescimento, para expandir a sua mente. E para isso, você precisa mudar as suas crenças. Reconhecer que algumas crenças o estão impedindo de ser feliz, próspero e abundante, além de o impedirem de agir. Talvez você seja um adepto da “modinha do se”: SE eu tivesse isso ou aquilo… (se eu tivesse dinheiro), eu faria. Mas não é assim. Veja a seguir um exemplo da pirâmide correta, exatamente como deve ser:

Eu SOU feliz. Quando eu SOU feliz, eu FAÇO. E quando eu FAÇO, o merecimento de TER é muito fácil.

Todo pensamento gera sentimento,

e todo sentimento gera ação.

Ponha em ação! Olhe para você, se questione!

A partir de hoje, você vai se questionar, vai olhar para si mesmo e se perguntar:

  • Será que isso tem fundamento?
  • Esse sou eu mesmo?
  • Eu gostaria de ser assim?
  • Ou será que outras pessoas estão me influenciando de forma negativa?

Como mudar crença limitante

A única coisa que precisamos realmente ter na vida é o controle de nossa mente. Quando você controla a sua mente e é o dono dos seus pensamentos, sua vida se desenrola naturalmente. O livro “Quem pensa, enriquece”, de Napoleon Hill – que você, que me acompanha, já sabe – conta a história de vários empreendedores do início do século passado. Ele menciona Henry Ford, um homem que construía carros. Quando Henry construiu seu primeiro carro, em Detroit, nos Estados Unidos, todos diziam que ele era louco e que aquela engenhoca nunca iria funcionar, que era feia e sem sentido. Obviamente as pessoas afirmavam tudo isso porque não conheciam o que era um carro. Então, ele contestou, dizendo que seus carros iriam dar a volta ao mundo, que ele iria cercar o mundo com seus carros.

Graças a ele, talvez hoje você tenha um carro da marca Ford. E ainda que não tenha, agora sabe que todos os outros veículos de outras marcas advêm de um único homem que teve a ideia de fazer um carro.

Houve desafios? Claro, que sim. Mas ele ficou ciente da própria ideia, porque controlava a própria mente.

Mais importante para expandir a mente é fazer boas leituras. Ler repetidamente os mesmos livros, e não ler vários em sequência. É mais valioso ler a mesma informação do que obter muita informação nova, pois ao término da leitura de um livro, quando você o relê, você já não é mais a mesma pessoa que o leu pela primeira vez. Você tem outros insights, você aprende o que ainda não havia visto, e a sua vida começa a acontecer.

Você esta lendo como eliminar crenças limitantes

Crie uma rotina diária de leitura

Talvez, nesse momento, você tenha uma crença do tipo:

– Eu não gosto de ler!

– Não consigo me concentrar na leitura.

Novamente é uma crença, você está se justificando. Porque, a partir do momento que você vencer esses pensamentos sabotadores, a sua vida começa a trilhar o caminho do sucesso. Então, deixe a preguiça e as desculpas de lado e crie uma rotina diária de leitura.

Ler cinco páginas por dia é melhor que não ler nada.

Eu, por exemplo, leio Napoleon Hill todas as manhãs. E quando eu termino, recomeço desde o primeiro capítulo, porque cada vez que eu leio, eu entendo mais e expando mais a minha consciência.

Logo entendi que, para ganhar dinheiro, ser próspero e abundante em todas as áreas, eu preciso mudar a minha mentalidade, fazer e entregar um trabalho melhor, me especializar, agregar valor à vida das pessoas. É assim que se ganha dinheiro! O interessante disso é perceber que, para ganhar dinheiro, não é preciso focar nele, mas no autodesenvolvimento, para entregar o melhor trabalho possível.

Conforme leio Napoleon Hill, vou crescendo, expandindo a minha mente, me aperfeiçoando, para poder entregar o meu melhor em tudo.

Questione-se!

  • Em qual área da sua vida ou do seu trabalho você tem que melhorar?
  • O que você ainda precisa aprender do seu trabalho?
  • Quais são as crenças sobre trabalho que você tem?

A partir de hoje, você será um questionador de si mesmo. Não questione aos outros, mas a você e suas crenças, porque é assim que você vai mudar e se tornar uma pessoa próspera e abundante, e consequentemente, o desbloqueio do dinheiro vai acontecer na sua vida.

Ou seja, você tirou o foco do dinheiro e colocou em crescer, em agregar valor à vida das outras pessoas. Empenhou seu foco em ajudar a resolver os problemas das outras pessoas. Então você começa a ganhar dinheiro e a ser próspero e abundante. Simples assim. Do jeito que tem que ser.

Como mudar Crença limitante

Vamos ao nosso aprendizado sobre reprogramação de crenças, para alcançar a eliminação profunda das suas crenças limitantes.

O que são crenças limitantes?

  • As crenças são autorrealizáveis, soberanas, e lógicas à razão.

Muitas vezes não entendemos como funciona uma crença, porque ela está no inconsciente, e nem percebemos sua existência.

A vida fica confusa porque, conscientemente, eu até quero mudar uma crença, mas quando chega na hora de entrar em ação, a crença persiste. Daí sua soberania e lógica em relação à razão.

Claro você pode não entender esse processo, e acreditar que nem mesmo tem essa crença, mas a tem. Ela faz parte de você, só que ela está inconsciente, e como você percebe apenas 10% daquilo que faz, acaba não conseguindo enxergá-la. Por isso, geralmente é necessária a atuação do coach – um profissional, que consegue enxergar a presença dessas crenças e dizer ao cliente o que está impedindo seu sucesso.

Você esta lendo como mudar crença limitante

Esse papel de “enxergar de fora” pode ser feito até mesmo por uma pessoa próxima a nós, que nos avise disso. Mas quando não se trata de um profissional, nosso ego se defende e afirma: “Não, você está errado, eu não sou assim!”. E a pessoa novamente não se questiona para saber a verdade.

  • Será que sou assim mesmo?
  • Estou agindo dessa forma?

As crenças são:

  • O modo como você pensa traduz quem você é.

Apesar de tudo, há uma boa notícia:

  • Quem eu era no passado, eu não preciso ser no futuro.

Eu não preciso ser a pessoa de sempre. Eu posso mudar, ser alguém diferente. Só que eu tenho que querer, me programar e sair da minha zona de conforto.

PROGRAMAÇÃO NEURAL:

  • Crença: É toda programação mental adquirida como aprendizado durante toda a vida.

É tudo aquilo que se escuta, sente ou vê, e que se torna realidade. Você pode parar e pensar em alguma coisa de sua vida que você tenha falado, profetizado, repetido inúmeras vezes, e aconteceu. Porque você acreditou, havia a crença de que iria acontecer porque você queria aquilo.

  • É o que determina os comportamentos, atitudes, resultados, conquistas e qualidade de vida.

Tudo começa a acontecer, porque toda crença é autorrealizável. Então, o que determina os seus comportamentos e atitudes, a conquista e a qualidade de sua vida são suas crenças.

  • As crenças determinam como eu enxergo o mundo.
  • Eu acho que o mundo é feito de luta?
  • O mundo é feito de dificuldades?

Você esta lendo como mudar crença limitante

Se a resposta é NÃO… então por que falar isso? Por que profetizar que a vida é difícil, que o país está em crise, que as pessoas não são boas, que o dinheiro é ruim… Já parou para pensar por que nada parece estar dando certo?

Talvez você nem perceba o que hoje está saindo de dentro de você, da sua própria boca.

  • Suas crenças determinam o seu grau de sucesso.

Quanto mais duro você trabalhar dentro de si, mais buscar mudar como você pensa, sair da sua zona de conforto, mais resultados terá.

A única maneira de mudar o seu mundo exterior é mudar o seu mundo interior.

O seu mundo exterior é tudo aquilo que você vive hoje. E a única maneira de mudar esse mundo, os resultados que você está tendo hoje – se você está com pouco dinheiro, se você está infeliz no seu relacionamento, se está infeliz no seu trabalho – a única maneira de mudar isso é mudar o seu mundo interior.

Seu mundo interior são os seus pensamentos, aquilo que você pensa e diz. Você tem que estar no controle de sua própria mente.

Um exemplo disso, que vivenciei pessoalmente:

Quando eu comecei esse meu processo de desenvolvimento pessoal, a minha mente “pipocava” muito, pulava de um lado para o outro. Um dia, eu lendo Napoleon Hill, me deparei com a frase dele, dizendo que a única coisa da qual precisamos ter o controle, na vida, é a nossa mente.

Então fiquei pensando “Caramba, então vou ter que controlar a minha mente!”

Aí eu começava a dizer a mim mesma:

“Eu controlo a minha mente, eu controlo a minha mente…”

Só de falar, eu já estava começando a controlar a minha mente, mas percebi que, em relação a alguns comportamentos, ainda não conseguia. Aprendi a me questionar e a conhecer minha mente. Então resolvi me desafiar: quero ver o quanto a minha mente me sabota!

A energia flui para onde vai a atenção.

As energias – no nosso mundo de energia, que a gente não vê, mas que está aqui junto da gente – vão fluir para onde está a sua atenção. Se você coloca o foco naquilo que não quer, pode ter a certeza de que vai ter aquilo que você não quer.

Se você quer mudar os seus resultados externos, tem que mudar o que fala e faz repetidamente, as coisas nas quais coloca seu foco. Não ponha seu foco no que você não deseja. Coloque seu foco nas coisas que quer.

Você esta lendo como mudar crença limitante

Pensamentos – Sentimentos – Ação – Resultados.

Você pode parar e observar agora: se você começar a pensar somente em tristeza, fechar os seus olhos e pensar num momento de muita dor da sua vida, de fracasso, ou em um momento em que você não se sentiu feliz, que você se sentiu derrotado, pode ter certeza de que os seus sentimentos vão te colocar para baixo, vão te fazer chorar, ficar triste.

E toda pessoa triste tem os ombros caídos, fica mais parada, começa a reclamar, tem uma tendência a se vitimizar, quer estar sempre buscando consolo, sempre querendo que alguém escute a história dela e diga a ela aquilo que ela quer ouvir, porque pensamentos vão conduzir a sentimentos.

Então, se você quer mudar sua vida, comece a mudar os seus pensamentos, para que você mude os seus sentimentos. Porque os seus sentimentos vão te conduzir à ação e a ação gera resultado. Se você quer mudar a sua vida, você tem que entrar em ação. Dentro dos meus treinamentos personalizados, eu sempre falo:

Aja, apesar

  • do medo!
  • da dúvida!
  • ou da incerteza!

Mas entre em ação, porque é ela quem produz resultado. Você não vai trazer resultados para a sua vida se você não agir.

Tem poder quem age.

Você precisa repetir essa frase para si mesmo, a fim de entender que as coisas na sua vida só vão acontecer se você entrar em ação.

Toda a sua programação neural vem de:

  • Quem você é?
  • Como você pensa?
  • Quais são as suas características?
  • Quanto de confiança você tem em si mesmo?
  • Qual a sua capacidade de reagir diante do medo?

Há pessoas que, quando têm medo, paralisam, não conseguem entrar em ação. Como a vida de alguém pode acontecer, se a base dessa vida for formada por medo? Se há falta de ação e o medo predomina?

Aí vem a pergunta:

E o medo… é possível fazê-lo desaparecer?

Não!

Você dança, você brinca com o medo, mas ele não desaparece nunca. Você precisa aprender a lidar com ele. E agir, mesmo com medo. Porque quando você age, mesmo estando com medo, você produz resultado, e quando os resultados acontecem, o medo fica bem pequenininho. Você quase nem o vê, quase nem o sente. Ele se torna esquecido, e fica lá, guardadinho. Então, é a sua capacidade de reagir diante do medo que precisa ser revista, verificada.

Reflita: Qual é a minha capacidade de reagir diante do medo?

Sou alguém que reage, ou o medo me trava?

Se o medo te trava, você tem que reagir, entrar em ação. Mesmo com medo.

Essas são frases que eu levo sempre comigo:

Eu entro em ação:

  • apesar do medo!
  • da dúvida!
  • Eu entro em ação!

Meu lema é entrar em ação, mesmo com medo, porque sei que somente a minha ação trará verdadeiros resultados.

Você esta lendo como mudar crença limitante

Crenças determinam passado, presente e futuro

As crenças determinam:

  1. Onde trabalharei?
  2. Como ganharei dinheiro e quanto ganharei?

Algumas pessoas que estão em um padrão de ganhos e não conseguem ultrapassar aquele padrão. Isso tem a ver com as crenças.

  1. Com quem me relacionarei?

Há pessoas que têm o famoso “dedo podre”. Essas pessoas geralmente querem estar perto de quem alimente suas crenças negativas.

Pessoas negativas, que só reclamam e se vitimizam. Más companhias. Parece até que algumas pessoas têm uma tendência a atrair esse tipo de gente. Ocorre algo assim também nos relacionamentos amorosos, a crença de que alguns sempre dirão:

“Meu dedo é podre. Só escolho homens/mulheres safados para minha vida.”

E por ser uma crença, ao dizer essas palavras, elas se tornam autorrealizáveis.

  1. Como será minha saúde?
  2. Como será minha casa?
  3. Serei mesquinho ou avarento?

No entanto, existe gente que tem muito dinheiro e é mesquinho, avarento. Porque tem medo de perder o dinheiro, e quer guardá-lo a sete chaves. Dinheiro foi feito para circular, para ajudar a vida de outras pessoas.

Então não devo guardar dinheiro?

Claro que deve! Você já estudou nas lições anteriores sobre organização financeira no clube do assinante Terapia da Riqueza. No entanto, há pessoas que são mesquinhas porque têm medo que o dinheiro falte, ou mesmo acabe, e com isso acabam aos poucos com a própria vida, muitas vezes sem perceber.

Outras crenças:

  • Como tratarei meus relacionamentos?
  • Como gastarei o dinheiro que ganho?
  • Onde passarei as minhas férias?
  • O quanto me amarei?
  • Serei feliz e me sentirei realizado?

Como mudar crença limitante que se instalam em nossas mentes?

Como será que uma crença vem parar dentro da gente, da nossa cabeça? Você já se fez essa pergunta? Já se questionou a respeito disso?

As crenças se instalam em nossa mente através dos canais sensoriais. Sendo assim, tudo o que o indivíduo vê, ouve e sente vai produzir:

Você esta lendo como mudar crença limitante

  • Valores e princípios;
  • Crenças de reconhecimento (como vejo aos outros e ao mundo);
  • De identidade e competências emocionais e pessoais;
  • Traumáticas (pessoas que foram violentadas emocionalmente, abusadas sexualmente, agredidas verbalmente ou por abusos emocionais que impedem as pessoas de entrarem em ação);
  • Sobre Deus (sobre a religião, achar que a vida tem que ser dura, difícil).

Há que se ter um certo cuidado, especialmente quanto a esta última questão, pois dependendo do lugar que você frequenta, em vez de colocar crenças maravilhosas dentro de você, pode estar investindo em crenças que o limitem, impedem de chegar onde você quer.

Você esta lendo como mudar crença limitante

Durante a vida inteira, por tudo aquilo que vimos e sentimos, criamos e reprogramamos nossas crenças. Mas a base, a parte principal, se forma durante a infância, mais precisamente até os 12 anos, e são as que trabalharemos a seguir, que são as crenças do indivíduo: crenças quanto à identidade, capacidade.

Pegue como exemplo uma família onde há a presença de um pai/ mãe (ou um substituto desse papel, como avós ou padrasto/madrasta): a depender de como se dão essas interações na infância, o indivíduo forma a sua identidade.

Uma criança criada num lar onde é constantemente chamada de burra, fracassada, ouve que ela nunca vai dar certo na vida. Quais as crenças de capacidade e identidade que essa criança desenvolve? De fracasso e baixa autoestima. Porque foi o que ela sempre ouviu, e cada vez que ouvia, ela produzia um sentimento.

Consequentemente, aquilo foi tomando forma dentro dela e ela começou a acreditar que realmente era uma pessoa “não inteligente”, fracassada, não porque ela tenha pensado aquilo por conta própria, mas sim porque outras pessoas, importantes para ela, colocaram isso em sua mente.

Então chegou o momento de você rever quais são as crenças que estão no controle de sua vida. Para descobrir expanda a mente com conhecimento e medite sobre o que aprendeu. Quando você expande a mente através de conhecimento identifica muitas coisas que você faz e nem percebe.

Uma limpeza mental e emocional é a maneira de se libertar de crenças limitantes.

Sempre que você for escravo da mente terá dor, já que o pensamento errado causa sofrimento. Se hoje você estiver com problemas em sua vida saiba que a crença errada esta causando esse problema. Logo Não busque fora a solução, pois ela esta em você.

A liberdade surge quando você sai da mente e entra em conexão com o todo.

Medite, procure um espaço dentro de você. Caso a sua mente venha lhe sabotar dizendo que não consegue meditar busque ajuda através de curso com meditações guiadas. Com toda a certeza irá lhe ajudar muito.

Dentro do clube do assinante Terapia da Riqueza tem um módulo exclusivo de meditações. Caso você ainda não conheça o clube do assinante Terapia da Riqueza clique no link abaixo e assista o vídeo onde explico como funciona.


Faça parte também do clube do assinante Terapia da Riqueza

Vídeo aulas específicas para expansão da consciência.

Terapia da Riqueza

Faça parte também do clube do assinante Terapia da Riqueza Vídeo aulas específicas para expansão da consciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − nove =